Inspirados pela estreia do novo filme de Woody Allen, Homem Irracional, resolvemos elencar nossos filmes preferidos de sua vasta carreira.

Muito mais do que dramas e comédias, seus longas oferecem uma visão única da experiência humana. Tudo com muito sarcasmo, humor negro, filosofia e diálogos sempre muito bem afiados. Veja a relação e deixe seus preferidos nos comentários.

A Unanimidade

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa

O longa que melhor define o estilo de Allen marca seu auge, com a conquista de quatro Oscars: filme, diretor, roteiro e atriz (Diane Keaton). Fiel a seu jeito recluso, ele não compareceu à cerimônia.

Citação favorita: “Lembrei de uma piada antiga, sabe, que é assim… Um cara vai ao psiquiatra e diz: ‘Doutor, ahm, meu irmão está louco. Ele pensa que é uma galinha’. E daí o médico responde: ‘Bem, então por que não o interna?’ O cara diz: ‘Eu internaria, mas preciso dos ovos…’ Bem, acho que é mais ou menos como me sinto em relação aos relacionamentos, sabe?  São totalmente irracionais e loucos e absurdos e… mas, hum, acho que continuamos passando por isso porque a maioria de nós… precisa dos ovos.” (Woody no clássico monólogo)

 


eutelatela Flavia Guerra

Tiros na Broadway

Só mesmo Allen para misturar os gangster films com os bastidores do teatro e do show business e transformar tudo em uma  tragicomédia memorável.

Citação favorita: Não diga nada! (que a diva Helen Sinclair, Dianne Wiest, em sua parceria com Allen, repete o tempo todo!)

Tudo o que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo Mas Tinha Medo de Perguntar

tudo_sexo-woody-allen

Um dos menos festejados, mas um dos mais escrachados e despojados filmes de Allen. Só a ironia com outros clássicos do cinema, como a trilha de 2001 – Uma Odisseia no Espaço, já vale o show, mas ele ainda nos presenteia com a antológica cena em que interpreta um espermatozoide. Até hoje, mais de 40 anos depois, ainda é atual e hilário. Um clássico!

Citação favorita: “Vocês sabem como é lá fora? Estou com medo! Não quero ir não. Algumas vezes os colegas batem a cabeça contra a parede de borracha dura!” (Woody Allen, o Espermatozoide)

Édipo Arrasado  – Contos de Nova York, 1989

A história dirigida por Woody Allen é um dos três contos do longa (os outros são de Martin Scorsese e Francis Ford Coppola). Em praticamente um média-metragem, Allen sintetiza suas neuroses, seu humor peculiar e a capacidade de rir de si mesmo. Afinal, quem imaginaria uma mãe judia gigante que paira sobre o céu de Nova York contando tudo sobre o filho para a cidade inteira?

Citação favorita: Lisa (Mia Farrow): O que é ‘curva’ (que a sua mãe me chama toda hora)?

Sheldon (Allen): Ah, é algo como ‘prostituta’.


11174261_964277820273548_5000068396520765413_o

 

   Diego Olivares

Zelig

Zelig-1983---starring-Woo-007
O melhor falso documentário do cinema, com Allen no papel de um homem camaleônico, que vive com uma estranha condição: se transforma na imagem espelhada de quem estiver por perto.
Citação favorita: “E para o senhor cujo apêndice eu removi, bem…Não sei o que dizer. Se serve de consolo, talvez ele esteja em algum lugar da casa”. (Zelig, depois de se fazer passar por médico)

Vicky Cristina Barcelona

vcb1
Saindo de sua zona de conforto em Nova York, Allen tem resultados irregulares. Mas neste filme aposta num quê de Almodóvar e quebra a banca.
Citação favorita: “Ele odeia o mundo e esta é sua vingança: ele faz obras lindas e se nega a dividir com o público”, de Juan Antonio (Javier Bardem) para Vicky (Rebecca Hall), explicando o motivo de seu pai não publicar os poemas que escreve.

A Rosa Púrpura do Cairo

 
Em sua declaração de amor aos filmes, o diretor brinca com nossos sonhos, ao trazer um personagem da tela grande para o mundo real.
Citação favorita: “Cadê o fade out? Sempre que o beijo esquenta, e antes do sexo, tem um fade out”, que define o estranhamento de Tom Baxter (Jeff Daniels) ao ver que na vida não existe edição.

 

   Clarice Cardoso

A Outra

A protagonista aluga um apartamento pensando em escrever um livro e superar a crise de meia-idade. Ao se mudar, descobre que é vizinha de um consultório psiquiátrico e se envolve no caso de uma paciente grávida cujos conflitos consegue ouvir.

Citação favorita: “Me perguntei se uma memória é algo que temos ou algo que perdemos” (Gena Rowlands)

Desconstruindo Harry

image06

Harry é um escritor truqueiro e bloqueado que sonha com um prêmio literário enquanto é assombrado por cenas e personagens de seu passado e de suas criações.

Citação favorita: “Sou um cara que não pode funcionar bem na vida real, mas funciona na arte” (Harry Block, ou Woody Allen)

Hannah e suas Irmãs

O marido de Hannah se apaixona pela irmã dela no período que vai entre um feriado de Ação de Graças e o outro. Enquanto isso, acompanhamos o ex-marido neurótico da outra irmã tentar lidar com o relacionamento dos dois.

Citação favorita: “Olha só essas pessoas tentando adiar a inevitável decadência de seus corpos” (Woody vendo as pessoas correndo no parque)

Comentários

comentários