A Hora e a Vez de Augusto Matraga

Direção: Vinícius Coimbra
Com: João Miguel, Vanessa Gerbelli, Irandhir Santos

A obra de Guimarães Rosa já tinha virado em filme pelas mãos de Roberto Santos, em 1965. Agora, finalmente chega aos cinemas a versão de Coimbra, em seu primeiro longa, com contornos épicos, quatro anos depois de ser aclamado no Festival do Rio-2011. Na ocasião levou os prêmios de melhor filme pelo júri e pelo público, ator para João Miguel e ator coadjuvante para José Wilker, além de um troféu especial do júri para Chico Anysio.

A Pele de Vênus

Direção: Roman Polanski
Com: Emmanuelle Seigner, Mathieu Amalric

Um teatro vazio e dois grandes atores franceses são suficientes para prender a atenção neste filme de Roman Polanski, baseado em peça de David Ives, exibido em Cannes 2013. O embate entre um diretor egocêntrico e uma aspirante a atriz move a ação, que gradativamente cresce em insanidade.

Evereste

Direção: Baltasar Kormakur
Com: Jake Gyllenhaal, Keira Knightley, Robin Wright

Apesar do elenco repleto de caras conhecidas, a estrela principal é mesmo a montanha mais alta do mundo. De olho numa boa justificativa para as pessoas colocarem seus óculos 3D, o filme acompanha a escalada de dois grupos rumo ao topo, com uma série de percalços dramáticos pelo caminho.

Hotel Transilvânia 2

Direção: Genndy Tartakovsky

Na sequência da animação, o Conde Drácula abre seu hotel para hóspedes humanos, enquanto se preocupa com o neto Dennis, que não demonstra sinais de que um dia será um vampiro.

O Samba

Direção: Georges Gachot

Se muito estrangeiro fica apenas no clichê do samba quando visita o Brasil, o suíço Georges Gachot faz uma investigação mais aprofundada neste documentário. Entre os entrevistados estão ícones da nossa música, como Leci Brandão, Ney Matogrosso e Martinho da Vila, o principal guia da viagem, que se passa durante o Carnaval de 2013, quando sua escola de coração (a Vila Isabel) foi campeã.

O Vinho Perfeito

Direção: Ferdinando Vicentini Orgnani
Com: Vincenzo Amato, Giovanna Mezzogiorno, Lambert Wilson

A divertida comédia italiana usa uma aura de mistério policial para contar a história de Giovanni, o maior especialista em vinhos do país. Acusado de um crime, ele precisa revelar a verdadeira fonte de seu conhecimento.

Um Senhor Estagiário

Direção: Nancy Meyers
Com: Robert De Niro, Anne Hathaway, Rene Russo

Uma coisa é certa: Nancy Meyers sabe dar o que o público que vê cinema apenas como diversão quer, o que não é necessariamente um demérito. Basta olhar o currículo da diretora (Simplesmente Complicado, Alguém Tem Que Ceder e O Amor Não Tira Férias) para ter uma ideia do que esperar: aposta certa para emendar com uma pizza pós-sessão.

Comentários

comentários