Bikes vs Carros

Direção: Fredrik Gertten
Ponto de atenção: O documentário levanta a importante questão da mobilidade urbana, com foco no uso das bicicletas como alternativa sustentável. Boa parte do filme do diretor sueco foi rodada em São Paulo, conhecido epicentro da discussão. As situações em Los Angeles, Bogotá, Toronto e Copenhague também são apresentadas.

Cobain: Montage of Heck

Direção: Brett Morgen
Ponto de atenção: O primeiro documentário autorizado sobre o líder do Nirvana, produzido por Frances, sua filha. Com acesso a um vasto arquivo que inclui diários, gravações antigas e filmes caseiros, o filme deve agradar muito aos fãs, embora mude pouco do que já foi dito sobre Kurt Cobain.

Divertida Mente

Direção: Pete Docter e Ronaldo Del Carmen
Ponto de atenção: Um dos filmes mais elogiados do último Festival de Cannes, o que certamente aguçou a curiosidade até dos cinéfilos mais arredios às animações. A história gira em torno de cinco seres que representam os sentimentos de uma criança, e andam dizendo que é o melhor trabalho da Disney/Pixar desde ‘Up – Altas Aventuras’.

Dragon Ball Z – O Renascimento de Freeza

Direção: Tadayoshi Yamamuro
Ponto de atenção: Goku está de volta para mais um longa-metragem baseado em um dos animes mais bem-sucedidos mundialmente de todos os tempos. A ameaça desta vez são dois soldados do exército de Freeza que conseguem trazê-lo de volta à vida, para acabar com a tranquilidade dos heróis.

Enquanto Somos Jovens

Direção: Noah Baumbach
Com: Ben Stiller, Naomi Watts, Adam Driver, Amanda Seyfried
Ponto de atenção: O autor de ‘A Lula e a Baleia’ e ‘Frances Ha’ continua equilibrando humor e melancolia para retratar a vida contemporânea em Nova York, como Woody Allen fez tantas vezes. Não é preciso, porém, ser um morador de Manhattan para se identificar com a trama sobre um casal que sente que está se tornando obsoleto em seu tempo e vai atrás do mundo hipster.

Jessabelle – O Passado Nunca Morre

Direção: Kevin Greutert
Com: Sarah Snook, Mark Webber, Joelle Carter
Ponto de atenção: Mais um filme para a longa lista de suspenses adolescentes que seguem uma fórmula surrada há pelo menos vinte anos, mas continuam tendo seu espaço. Aqui, Jessabelle é a jovem perseguida por um espírito que não está disposta a deixá-la em paz.

Jornada ao Oeste

Direção: Ming-liang Tsai
Com: Kang-sheng Lee, Denis Lavant
Ponto de atenção: Quem já viu ‘Cães Errantes’ ou ‘O Sabor da Melancia’ sabe o que esperar do novo filme do contemplativo cineasta malasiano, radicado em Taiwan. Como em outras obras de sua fimografia, a figura-chave é um monge, que passa pelas ruas de Marselha, acompanhado por Denis Lavant (visto recentemente em ‘Holy Motors’).

Lugares Escuros

Direção: Gilles Paquet-Brenner
Com: Charlize Theron, Chloë Grace Moretz, Nicholas Hoult, Christina Hendricks
Ponto de atenção: Adaptação do livro de Gillian Flynn, autora de ‘Garota Exemplar’ Apesar de alguns trabalhos dignos no currículo, Brenner não é exatamente David Fincher, que deu outro status ao best-seller da escritora. Pelo menos o elenco conta com um trio poderoso de mulheres: Charlize, Chloë e Christina.

Minha Querida Dama

Direção: Israel Horovitz
Com: Kevin Kline, Kristin Scott Thomas, Maggie Smith
Ponto de atenção: Quem assiste à série ‘Downton Abbey’ costuma esperar ansiosamente pelas cenas com Maggie Smith. A ironia da veterana atriz britânica é também o tempero dessa comédia romântica adulta, que conta ainda com o charme de usar Paris como cenário, embora a premissa lembre o besteirol ‘Duplex’, com Ben Stiller e Drew Barrymore.

O Cidadão do Ano

Direção: Hans Petter Moland
Com: Stellan Skarsgard, Birgitte Hjort, Kristofer Hivju
Ponto de atenção: Essa pérola do humor negro nórdico, com uma pegada de violência pop que chega a lembrar as coisas de Quentin Tarantino, chega ao circuito comercial depois de passagens pelo Festival de Berlim e pela Mostra Internacional de São Paulo, ambas em 2014. Personagens excêntricos, vingança e um texto afiado garantem a sessão.

Comentários

comentários