De 10 a 17 de junho, 80 salas de cinema em 50 cidades do País recebem a edição 2015 do Festival Varilux de Cinema. Serão 16 filmes em cartaz, além de oficinas, debates e encontros com realizadores.

Selecionamos cinco dos títulos mais interessantes da programação deste ano para quem está em dúvida por onde começar.

O Homem do Rio

Direção: Philippe de Broca
Com: Jean-Paul Belmondo, Françoise Dorléac, Jean Servais

Depois de passar por Cannes, a cópia restaurada desta comédia de 1964, que chegou a ser indicada ao Oscar de roteiro original, chega às salas brasileiras. O ator emblemático da Nouvelle Vague Jean-Paul Belmondo (de ‘Acossado’) faz um homem à procura da namorada, raptada por ladrões e trazida ao Rio de Janeiro.

Samba

Direção: Eric Toledano e Olivier Nakache
Com: Omar Sy, Charlotte Gainsbourg, Tahar Rahim

Depois do sucesso mundial de ‘Intocáveis’, a dupla de diretores repete muito a fórmula que deu certo antes: uma história emocionante e de apelo social (dessa vez o foco é a imigração de africanos em terras francesas), contada com um generoso toque de humor, além da presença do carismático Omar Sy como protagonista. Também no elenco estão rostos conhecidos como Charlotte Gainsbourg (‘Ninfomaníaca’ e ‘Anticristo’) e Tahar Rahim (‘O Profeta’).

De Cabeça Erguida

Direção: Emmanuelle Bercot
Com: Rod Paradot, Catherine Deneuve, Benoît Magimel

Foi o primeiro filme dirigido por uma mulher a abrir o Festival de Cannes, onde teve uma boa recepção, apesar de não ter levado prêmios. A história acompanha a infância e adolescência de Malony, um jovem envolvido em problemas com a polícia. Catherine Deneuve faz uma juíza disposta a ajudar.

Hipócrates

Direção: Thomas Lilti
Com: Reda Kateb, Vincent Lacoste, Jacques Gamblin

Credenciado por sete indicações ao César (O Oscar francês), a comédia dramática mostra um jovem médico às voltas com seu período de residência e deslocado entre os colegas. Ganhou elogios do Le Monde, que recomendou que o filme seja assistido “sem demora”.

Beijei Uma Garota

Direção: Noémie Saglio e Maxime Govare
Com: Pio Marmaï, Frank Gastambide, Camille Cottin

A dupla de diretores faz sua estreia com esta comédia que trata com leveza a história de um jovem que acorda na cama de uma garota, mas está prestes a casar com o namorado. A atuação de Pio Marmaï como protagonista vem ganhando elogios.

Bônus:

Asterix e o Domínio dos Deuses

Direção: Louis Clichy e Alexandre Astier

Ótima opção para quem quiser fazer um programa com as crianças, a animação mostra a dupla de simpáticos gauleses lutando contra o imperador romano Júlio Cesar, que arma um novo plano para dominar a vila onde moram os personagens.

Veja a programação completa, com outros títulos, locais e horários no site oficial do Festival.

Comentários

comentários