O olhar cuidadoso dedicado às figuras da música é motivo suficiente para marcar na agenda do cinéfilo a 7ª edição do In-Edit Brasil, que corre de 1º a 12 de julho em São Paulo, e de 14 a 19 de julho em Salvador.

Além da homenagem ao documentarista Murray Lerner, com a exibição de cinco dos seus mais emblemáticos trabalhos, o festival, criado originalmente em Barcelona, tem cardápio variado para todos os estilos musicais.

Selecionamos algumas das obras nacionais e estrangeiras que prometem atrair o público.

Nacionais

Araca – O Samba em Pessoa

Muito antes de ficar conhecida como jurada do programa Silvio Santos, Araci de Almeida foi grande sambista parceira de Noel Rosa. O filme de Aleques Eiterer desvenda esta face da cantora.

Eu Sou Carlos Imperial

Depois de passar no É Tudo Verdade, o filme de Renato Terra e Ricardo Calil (mesma dupla de ‘Uma Noite em 67’) volta a ser exibido em tela grande. Um lugar bem coerente para a figura megalomaníaca de Imperial, o polêmico homem que marcou a MPB e o cinema brasileiros.

My Name is Now, Elza Soares

Dona de uma das vozes das mais singulares da nossa música, Elza senta ao espelho para rever sua trajetória. Sem papas na língua, como de costume, ela revela à diretora Elizabete Martins Campos suas mágoas, frustrações, orgulhos e superações.

Racionais MCs – 25 Anos no Movimento

Avessos a entrevistas e aparições em programas de TV, os Racionais são tema deste projeto de Bia Bem, que começou como TCC e agora ganha as salas de cinema. Com dificuldade para acessar os integrantes, ela vai pelas beiradas e traça um panorama dessa relação do grupo com a mídia.

Sem Dentes – Banguela Records e a Turma de 1994

Nos anos 90, os Titãs e o produtor Carlos Eduardo Miranda sacaram que havia algo de interessante acontecendo nos porões do rock nacional independente. Juntos, montaram o selo que revelou ao País Raimundos, Mundo Livre S/A e outras bandas que se tornariam fundamentais.

Yorimatã

A história de Luli e Lucina, dupla que vive longe dos holofotes, autoras de canções para Ney Matogrosso, Giberto Gil, Tetê Espíndola e Nana Caymmi, entre outros. O filme de Rafael Saar, vai até o sítio afastado da cidade grande onde moram, dividindo o mesmo marido, para contar como as duas dedicam a vida a criar e pesquisar a música.

Internacionais

Alive Inside

Premiado no Festival de Sundance, o filme de Michael Rossato-Bennett acompanha Dan Cohen, fundador de um projeto que mostra como a música pode trazer melhoras significativas na recuperação da memória e outras disfunções mentais.

B-Movie: Lust & Sound in West Berlin

Apaixonado por música, Mark Reeder fez o que muitos de seus ídolos fizeram e outros tantos sonharam em fazer: viver uma temporada mergulhado na atmosfera de Berlim. O resultado é um documentário que acompanha os dez anos que antecederam a queda do muro em uma das cidades mais culturalmente efervescentes do planeta.

Heaven Adores You

Cultuado na cena indie desde os anos 90, Elliot Smith é uma figura tão enigmática que até mesmo sua morte precoce, aos 34 anos, é envolta em mistério. O filme de Nickolas Rossi investiga um pouco mais sobre a personalidade e carreira do músico.

I Need a Dodge! Joe Strummer On The Run

Cansado do assédio de fãs e imprensa, Joe Strummer, líder do The Clash, se isolou na Espanha, onde viveu um período em relativo anonimato. Seu grande sonho então era conseguir um carro Dodge, que, quando arrumou, simplesmente esqueceu onde deixou estacionado. A história contada pelo diretor Nick Hall é tão incrível que só poderia ser verdade.

Veja a programação completa, com datas, horários e locais de exibição no site oficial do In-Edit Brasil.

Comentários

comentários